Uma experiência de vida aliada a uma Perspectiva Junguiana.
Datas da viagem: 24 de outubro a 1º de novembro de 2024 – totalmente traduzido para o inglês

Uma experiência imersiva de Candomblé. Um mito vivo com possibilidade de experiência numinosa. Todos os sentidos evocados para sentir a experiência. Candomblé, religião afro-brasileira. Resultado dos cultos africanos e do catolicismo. Nasceu em Salvador, Bahia. Praticado hoje em dia e plenamente vivo. A experiência foi cuidadosamente pensada para vivenciar os aspectos culturais, religiosos e míticos do Candomblé.

Candomblé é uma religião afro-brasileira. A etimologia do Candomblé deriva de ka-n-domb-el-e, que significa rezar, invocar ou cumprimentar. É a religião dos Orixas que são divindades e manifestação direta de Olorum, o Criador Supremo, uma Entidade Divina que sempre existiu e que criou todas as forças do universo. Os Orixás são as energias mais próximas do homem e mediam a ligação entre os humanos e Olorum. São os Orixás que governam o mundo e, por isso, os cultos e orações são direcionados a eles.

As origens do Candomblé remontam aos líderes religiosos africanos, descendentes dos iorubás, que foram trazidos para o Brasil como escravos entre os séculos XVI e XIX. Naquela época, o Brasil era uma colônia portuguesa. A religião imposta pelos portugueses foi o catolicismo. Os escravos africanos, vítimas da sombra portuguesa, não abandonaram a própria religião e passaram a adorar altares com imagens de santos católicos como camuflagem para venerar os Orixás. Após a libertação dos escravos no Brasil, surgiram oficialmente os primeiros templos de Candomblé, chamados de Terreiros. A partir de então, o culto aos Orixás e aos Terreiros se multiplicou e se expandiu, inicialmente da Bahia para uma religião de âmbito nacional. O Candomblé é, portanto, resultado dos cultos originais aos Orixás na África e do hibridismo religioso praticado localmente devido às perseguições.

O culto do Candomblé consiste em venerar os Orixás. Nos rituais religiosos as energias dos Orixás estão presentes abençoando a todos. Os rituais são celebrações vibrantes com músicas, cantos e danças em trajes especiais.

No Candomblé, diferentemente de outras religiões, há um contato direto com o sagrado através da vivência. não se trata de imaginar o sagrado e criar uma imagem, mas de experimentá-lo.

Uma abordagem multidisciplinar imersiva

Visite locais relacionados ao Candomblé, sua origem e culto atual. Siga o mito vivo pelas ruas.

Experimente um ritual coletivo no Terreiro do Gantois. Tenha a sua experiência individual de: purificação e leitura de oráculo no Terreiro Raizes do Tempo

Um espaço de elaboração de experiências vividas. Amplificação dos mitos e símbolos do Candomblé

Centro Unitas

Acesse: https://bit.ly/ExperiencingCandomblé